segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Esperar...

Há uns tempos, perante a impaciência determinada da minha sobrinha respondi: "Espera!!! Olha que esperar é uma virtude!". Logo, logo tive o retorno: "Ó tia o que é uma virtude?" Fez-me pensar 2x, não queria responder de um modo vago. Na altura tentei dar o melhor significado para a palavra virtude.
 
Esperar é uma virtude, um dito popular a propósito da espera e como a maioria destes provérbios também este tem a sabedoria popular inerente. A Bíblia está repleta de textos sobre a espera e como isso nos pode tornar mais pacientes e como isso nos torna mais virtuosos.
 
Não faz sentido, para os cristãos, desesperarem enquanto esperam.
Todas sabemos o significado de cada uma destas palavras - esperar e desesperar - no sentido parece que não têm nada que ver uma com a outra, à vista parece que uma contraria a outra, mas se calhar e infelizmente surgem em paralelo mais vezes do que deviam...
Quantas vezes o tempo de espera se torna um tempo de desespero? Quantas vezes usamos mal o tempo de espera que Deus nos dá para nos tornar mais virtuosos?
 
Nos dias de hoje, em que tudo anda a um ritmo muito rápido, a espera pode ser uma bela provação, pricipalmente quando não sabemos quanto tempo leva a espera e o que nos espera no fim da espera.
 
Já passei por momentos em que esperei por muito tempo (para mim, claro) por algo que não sabia se alguma vez ia acontecer. Confesso que, por vezes fiquei sem esperança, mas depois de algum tempo percebi a preciosidade daquele tempo e o trabalho que Deus estava a fazer na minha vida, no meu caráter.
Há cerca 2 anos e meio passei por uma situação que me levou a um desespero único, uma angústia tremenda... jamais vivida por mim... Sentia que queria agarrar o presente, mas ele estava a fugir-me das mãos e assim foi... O facto de não controlar o presente e o futuro estava a desesperar-me, pois achava que, até ali, tinha tudo mais ou menos controlado na minha vida. Foi então que bateu forte e Deus fez o que pretendia: fazer-me perceber que nesta  vida não controlamos absolutamente nada e que devemos estar em paz com isso, pois Ele tudo conhece, é só confiar. Contribuindo todas as coisas para nosso bem (Romanos 8:28), para quê desesperar? Esse desespero, aliás, revela, entre outras coisas, que na prática não confiamos assim tanto quanto afirmamos... 
 
Hoje sou melhor a esperar e a confiar do que já fui, sou mais paciente, não por mérito meu, mas porque o Espírito Santo fez esse trabalho em mim.
Hoje estou grata a Deus por ter permitido as circunstâncias passadas e por ter tornado o mal em bem.
 
Por vezes recomendam: "Espera sentada!" quando o que se pretende dificilmente chegará... mas sei que sempre alguma coisa chegará, mesmo que não seja o que desejava, mas é o que Deus quer.
Confio que Ele tem um plano e que é o melhor para mim. Se espero em pé, sentada ou deitada, não importa.  Estou serena e tranquila, grata em cada acordar por perceber que passou mais um dia e ainda estou grávida!!
 
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. 
Tiago 1:2-4