quarta-feira, 24 de abril de 2013

Caminhadas

Gosto de caminhadas. Na montanha, ainda melhor. Um dos meus percursos preferidos é junto a uma aldeia perdida na serra da Lousã - a aldeia da Pena.
Subir a montanha desde a aldeia até ao topo do Penedo de Góis é cansativo, mas vale a pena, não só pelo percurso, mas principalmente pelo topo...
Começamos com um percurso estreito, desenhado pela água que escorre montanha abaixo no tempo das chuvas. As escarpas verticais quase rectas, são escaladas apenas por alguns, muito poucos. Passa-se depois, por um caminho mais largo, menos íngreme, parte dele construído pelos homens, para voltar a estreitar de novo e este, menos percorrido, só ainda existe porque alguns persistentes, como nós, insistem em ir ao topo daquela montanha.
À medida que vamos subindo, o cansaço vai-se acumulando, mas a serenidade circundante, os sons característicos da serra, a voz do companheiro de viagem, me anima, mas principalmente, ver o cume da montanha e saber o que vou encontrar é o grande combustível. Por muito difícil que esteja a ser a caminhada, o prazer da chegada, impulsiona-me a continuar.
São 4 horas - ida e volta. É cansativo, mas a chegada é compensadora. É das vistas mais amplas e extraordinárias que já tive oportunidade de contemplar em território nacional. Dos silêncios mais avassaladores que já tive oportunidade de escutar.
A volta, essa,  é reparadora. O que para lá fora a subir, naturalmente no regresso se transforma em descida. Agora o cenário revela outras coisas, aquilo que se apresentava pelas costas agora está mesmo à minha frente e novas revelações surgem.
Avista-se a aldeia. Sabemos que a cada passo estamos mais perto do merecido descanso.

Neste momento, a caminhada não está a ser fácil... mas sei o que tenho no final desta viagem aqui na terra e isso me anima.
Estou grata pelo percurso, ainda que possa ser íngreme e tortuoso, isso o torna desafiante. Mesmo sem saber o que ele ainda me reserva, sei que não estou sozinha e isso me conforta. Acima de tudo, tenho Aquele que me guia e protege nesta caminhada desconhecida e o melhor companheiro de viagem que podia ter. Vivam os desafios. Viva la vita.

Topo do Penedo de Góis
Caminhada em Junho de 2012