terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bolinho de laranja para celebrar

Confesso que não sou muito de fazer doces (talvez uma estratégia, mais ou menos consciente e responsável, para depois não cair na tentação de comê-los e o Verão está aí).
Sobremesas cá por casa só em dias festivos e não passam da tradicional mousse caseira, o bolo de iogurte e a tarte de leite condensado.
Queria fazer um bolinho para o chá com as meninas em SDB. Não tinha iogurtes! E agora? Fez-se o click: Há laranjas que a vizinha gentilmente ofereceu no fim-de-semana. E receita de bolo de laranja? Na net o difícil é escolher, mas procurava algo fácil e rápido. Logo, logo, depois de uma busca rápida, encontrei uma excelente, num blog que não podia ter o melhor título, quando se trata de um bolo para levar para a igreja: Sete pecados! (ai, que o Tiago não veja isto)
Faço a check-list dos ingredientes:
2 laranjas pequenas ou 1 grande (sim, biológicas, oferta da vizinha)
4 ovos (sim, biológicos, da minha sogra)
1 chávena de óleo de girassol (sim, não é de girassol, mas vai ter que ser com o que há)
2 chávenas de açúcar (SOCORRO, não tenho açúcar... vamos ver o que se arranja)
2 chávenas de farinha (sim)
1 colher de sobremesa de fermento (sim)
Liquidificadora (não há bimby, mas há liquidificadora, picadora, batedeira, máquina de fazer iogurtes, de fazer pão... Maridoca vê lá mesmo se não é melhor termos uma bimby? O espaço que iríamos ganhar...)
Mesmo antes de chegar ao final da lista a apreensão apoderou-se de mim... Parou tudo! Não há açúcar. Inicia-se a saga da procura por açúcar. Numa casa onde ele não é usado, torna-se uma tarefa difícil encontrá-lo... mas "quem procura sempre alcança". O único açúcar disponível encontra-se num formato que exige alguma paciência... pacotinhos de açúcar que tendo a juntar, pois não os uso nos cafés. Eu sabia que um dia ia valer o esforço! 
Mesmo antes de perceber que não havia açúcar, já tinha decidido que faria a receita apenas com metade deste ingrediente. Em boa hora o fiz, pois para encher uma chávena não foi fácil, precisei de 30 pacotes!!!
Acabou por tudo correr bem ;), fiquei fã de receitas no liquidificador e o resultado final foi degustado com chá, inevitavelmente na salinha por cima da cave - SDB com Ana Rute, Joana, Raquel (Adelaide, Filomena, Inês e Nice) acompanhado pela reflexão de mais uma bem-aventurança (os limpos de coração).
 
Resultado final com a Canon
Preparativos com a Nikon